Tendências

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

Console PS3 faz dez anos; relembre os fatos que marcaram o videogame

PS3 foi lançado pela primeira vez no Japão em 11 de novembro de 2006. Completando dez anos, o console foi o terceiro da Sony e também seu aparelho de videogame mais polêmico, com muitos fatos que marcaram sua história – entre eles a invasão da PSN, a apresentação na E3, preço elevado e o lançamento do Blu-ray como mídia de jogos. Relembre:
Apresentação desastrosa
O PS3 foi anunciado na E3 de 2005, com uma apresentação desastrosa. Muitas foram as críticas para a Sony após a estreia do aparelho por lá. A começar pelo seu controle, de formato estranho, como se fosse um “bumerangue”. A Sony pretendia aposentar o formato do DualShock 2, mas voltou atrás após a reação do público.
PS3 foi lançado em 2006 pela Sony (Foto: Divulgação/Sony)PS3 foi lançado em 2006 pela Sony (Foto: Divulgação/Sony)
Além disso, naquela E3, a empresa cometeu muitas gafes com a apresentação de seus jogos, gerando memes que até hoje são facilmente encontrados no YouTube, como “Ridge Racer” ou “Giant Enemy Crab”. Outro grande problema foi seu preço inicial elevado, US$ 600, mais do que qualquer outro console da época.
O difícil caminho do PS3
Por conta de sua arquitetura do processador “CELL”, o PS3 apresentou enormes dificuldades para que produtoras lançassem jogos no console. Era difícil programar para ele, o que gerou adaptações de games que não saíram como planejado, como erros e bugs. O caso mais famoso foi com Bayonetta.
Bayonetta foi um dos jogos que sofreu com o processamento do PS3 (Foto: Divulgação/SEGA)Bayonetta foi um dos jogos que sofreu com o processamento do PS3 (Foto: Divulgação/SEGA)
Esse problema foi tão grave que a Sony garantiu tomar cuidado com o lançamento do PS4, e que pretendia torná-lo uma plataforma acessível para todos os desenvolvedores, facilitando a chegada de novos games e boas adaptações ao aparelho.
Exclusivos que marcaram a indústria
Apesar do problema de desenvolvimento, o PS3 contou com alguns dos melhores jogos já feitos, elogiados por fãs e crítica e campeões de vendas. Falando apenas de exclusivos, tivemos títulos como Uncharted: Drake’s FortuneThe Last of Us e God of War 3.
Uncharted, um dos melhores exclusivos do PS3 (Foto: Divulgação/Sony)Uncharted, um dos melhores exclusivos do PS3 (Foto: Divulgação/Sony)
O console também recebeu bons jogos de outras produtoras, mais próximo do “fim” de sua vida útil, como Final Fantasy 13GTA 5 e grandes games de séries famosas, como Fifa, Battlefield e Call of Duty. No final de sua história, o PS3 já somava uma boa biblioteca de títulos.
Invasão da PSN
PlayStation Network também completa dez anos em 2016, mas ela foi a responsável por talvez a maior polêmica e o maior problema da história do PS3: a invasão de 2011. Mais de 77 milhões de usuários foram afetados, com contas e informações pessoais comprometidas.
PSN sofreu com ataque hacker em 2011 (Foto: Divulgação/Sony)PSN sofreu com ataque hacker em 2011 (Foto: Divulgação/Sony)
A invasão deixou a PSN offline por mais de um mês, comprometendo também o lançamento de alguns jogos, como Mortal Kombat 9. No retorno, a Sony ofereceu jogos grátis a quem sofreu com o ataque e o roubo de dados, mas a marca ficou na história, de uma forma difícil de se apagar.
Lançamento da PlayStation Plus
A PlayStation Plus é um clube de assinaturas com vantagens para os donos dos videogames Sony. Ela nasceu no PS3, como uma forma de agradar seu público com games gratuitos, descontos e acesso a conteúdo exclusivo.
PlayStation Plus estreou e fez sucesso no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)PlayStation Plus estreou e fez sucesso no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)
Hoje, ela também é necessária para jogar online no PS4, mas seu princípio original, que era o de oferecer jogos a um preço de assinatura fixo, foi elogiado por muitos jogadores e mudou a indústria como a conhecíamos na época.
O palco de novas tecnologias
O PS3 também foi palco do lançamento de novas tecnologias para jogos. A primeira delas foi a introdução do PlayStation Move, controle com sensor de movimentos para o videogame. É verdade que a ideia não era original, além de ser totalmente inspirada pelo Nintendo Wii, mas fez algum sucesso e causou burburinho.
PS Move estreou no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)PS Move estreou no PS3 (Foto: Divulgação/Sony)
Foi também no PS3 que a Sony começou a lançar jogos em 3D, com efeito estereoscópico, usando óculos especiais e uma TV preparada para isso. A moda do 3D pode ter passado, mas chamou a atenção naquele tempo.
A chegada do Blu-ray
O Blu-ray é uma mídia já conhecida e difundida para filmes e também para games. Ela estreou, porém, no PS3 com o formato de games. A promessa era ter uma mídia de enorme capacidade de armazenamento, capaz de reter jogos de tamanhos até então ainda não praticados – superando os 30 GB.
Metal Gear Solid 4 fez uso do Blu-ray por completo (Foto: Divulgação/Konami)Metal Gear Solid 4 fez uso do Blu-ray por completo (Foto: Divulgação/Konami)
O Blu-ray virou até mesmo mote de piada, no jogo Meta Gear Solid 4, quando um dos personagens tira sarro do Xbox 360, concorrente do PS3, que não suportava a mídia. Em teoria, MGS 4 não caberia em um DVD comum, mas sim em vários discos, enquanto cabia em apenas uma mídia física Blu-ray.
A fatídica luz amarela
É de conhecimento geral que o primeiro modelo do PS3 sofria com um problema técnico de fábrica, apelidado pelos usuários como “luz amarela da morte”. Tratava-se de um problema de superaquecimento que atingia o processamento do videogame, que sequer ligava ou desligava no meio dos jogos, exibindo uma luz amarela na parte frontal.
A luz amarela aterrorizou os donos do PS3 (Foto: Reprodução/Retro Consoles)A luz amarela aterrorizou os donos do PS3 (Foto: Reprodução/Retro Consoles)
As luzes amarelas afetaram praticamente todos os PS3 dos modelos maiores e tradicionais. O problema só foi resolvido na primeira revisão do console, o PS3 Slim, mas até hoje a Sony não admitiu que isso ocorria, de fato, com os aparelhos.
O PS3 tem muitas histórias em sua saga, muitos marcos, fracassos e conquistas. Ainda que não seja mais o console atual da Sony, ele deixou sua marca na indústria.

Postar um comentário

0 Comentários