Tendências

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

O DOCE PODER DO ESCORPIÃO

A Microsoft prometeu que o Xbox One X, já disponível em vários países do mundo e com lançamento no Brasil previsto para 15 de dezembro, seria o console mais poderoso já criado. Essa é uma afirmação que pode ser facilmente comprovada por atualizações visuais e desempenho impressionantes tanto para games da própria empresa quanto para títulos de outras desenvolvedoras e multiplataformas. Isso dá ao Xbox One X uma vantagem notável sobre o produto concorrente mais próximo, o PS4 Pro. Mas o "segredo" dessa máquina potente e silenciosa é que seu poder depende de os desenvolvedores atualizarem seus games de modo a aproveitar o console ao máximo.

Assim como o Xbox One S, o Xbox One X pode ser posicionado horizontalmente ou verticalmente e tem uma fonte de energia interna -- portanto, é o fim daqueles "tijolos" volumosos para ligar entre um cabo e outro. Seu visual preto fosco é elegante, mas para falar a verdade, não é tão atraente quanto o design branco e brilhante que a Microsoft apresentou com o Xbox One S.
Se você já está gostando de todas as vantagens que o modelo S oferece, ficará ainda mais feliz em saber que a transição deste para o X é literalmente tão simples como usar os cabos de um no outro. Vale lembrar que ambos os modelos não possuem entrada para o Kinect (descanse em paz), então é necessário comprar um adaptador USB da Microsoft para utilizar o acessório, que ocupará uma das três portas USB 3.0 do Xbox One X.
O que está debaixo do "capô" é muito mais admirável: um processador de 2,3 GHz, um GPU de 6 teraflops e uma memória GDDR5 de alta velocidade de 12 GB oferecem uma vantagem avassaladora sobre o PS4 Pro -- segundo a Microsoft, seu novo console é 40% mais poderoso que qualquer outro do mercado. Com apenas 29,5 cm x 23,5 cm x 6 cm e 3,81 kg, o Xbox One X embala todo seu poder em um espaço compacto que é cerca de 15% menor do que o PS4 Pro, mas 15% mais pesado.
Também é notavel o quão silencioso o console é, mesmo quando está trabalhando com toda sua potência. O hardware também nunca ficou quente o suficiente para que o superaquecimento em um espaço confinado seja uma preocupação. De fato, o Xbox One X roda seu 4K apenas alguns graus a mais do que o One S, com os modelos ficando entre 41 a 44º C. Já a média de aquecimento do PS4 Pro sobe para 51º C.
Mas como esses números impressionantes funcionam nos games? É uma questão complicada e que, infelizmente, ainda não tem uma resposta definitiva para todos os casos. Enquanto qualquer jogo do Xbox One que você jogar no X rodará muito melhor do que no One S, a Microsoft possui uma longa lista de mais de 100 games já lançados e em desenvolvimento que foram ou serão aprimorados para o novo console. A situação é que o nível dessas melhorias depende de quanto suporte cada estúdio vai oferecer, de forma que o padrão de qualidade obviamente vai variar. A boa notícia é que os games mais populares feitos pela própria Microsoft receberam o melhor tratamento possível.

A primeira família

Gears of War 4 é um excelente exemplo. O game suporta a resolução 4K nativa e texturas em alta definição, com HDR10 para melhorar a profundidade de cores e contraste em televisores com suporte a tecnologia, além de recursos gráficos aprimorados que ficam mais evidentes na iluminação e partículas. Talvez o mais importante de tudo esteja na taxa de quadros por segundo, que foi aumentada nos modos Campanha e Horda para até 60 fps. Quando tudo isso está funcionando em conjunto, Gears of War 4 no Xbox One X oferece uma experiência visual mais nítida e muito mais suave. Mesmo sem o uso de HDR ou caso você esteja conectado a uma televisão de 1080p, as mudanças são óbvias graças aos efeitos aprimorados e o supersampling, que reduz uma imagem de 4K até 1080 para suavizar bordas irregulares visíveis.
Forza Motorsport 7 é uma impressionante vitrine para o Xbox One X em 4K nativo, constantes 60 fdp e HDR. Da mesma forma, Killer Instinct é ótimo nas mesmas configurações, embora sua arte não aproveite tanto das melhorias quanto Gears of War 4. Nessa mesma linha, games mais antigos do Xbox One e até mesmo uma variedade de jogos retrocompatíveis do Xbox 360 mostram mudanças consideráveis -- claro que não dá para fazer milagre, como melhorar a resolução de textura de um jogo antigo por conta própria. No entanto, é incrível ver seus games antigos favoritos de um novo jeito -- títulos como Halo 3, Fallout 3 e Oblivion funcionam muito bem, mas não têm o mesmo impacto que Gears of War 4.
Já no mundo dos games que não foram criados pela Microsoft, os resultados são inconsistentes. Testes de versões aprimoradas de Assassin's Creed Origins e Terra-média: Sombras da Guerra, ambos em alta resolução e desempenho, revelam melhorias visíveis em relação a qualquer outro console, com texturas mais limpas, sombras melhoradas, redução modesta de tempo em telas de carregamento e melhor performance, dependendo da configuração que você escolher. No entanto, jogos como World of Tanks, Disneyland Adventures e Super Lucky's Tale oferecem pequenas melhorias visuais e na taxa de quadros em relação ao One S.
O que preocupa é que a gente sabe que, levando em conta o exemplo do PS4 Pro, o suporte para jogos aprimorados depende totalmente dos desenvolvedores. O game rodará em 4K? Terá texturas em HD? É difícil saber, a menos que as mudanças sejam detalhadas no jogo (como é o caso da Square Enix em Rise of the Tomb Raider). Após os testes, é claro que o Xbox One X é o melhor console para games multiplataforma, mas a inconsistência do aprimoramento dos estúdios faz com que isso seja quase um jogo de adivinhação, como já acontece no PS4 Pro.

Tamanho importa

Quando um game aproveita tudo o que o Xbox One X é capaz de realizar, há uma desvantagem: as texturas 4K são pesadas demais. As versões melhoradas de Gears of War 4 e Forza Motorsport 7 ocupam em torno de 103 e 95 GB cada, respectivamente, o que é aproximadamente o dobro do tamanho das versões para Xbox One S. A nova versão de Quantum Break, por sua vez, chega aos 178 GB -- haja tempo de download. O console possui 1 TB de armazenamento interno, mas que será ocupado tão rápido quando os 500GB do Xbox One original. Esse valor pode ser facilmente expandido com qualquer disco rígido USB, mas será uma despesa extra caso você já não tenha um HD sobrando.
Estes arquivos monstruosos também podem afetar o tempo de instalação e carregamento, já que há muitos dados para serem transferidos para o disco rígido de 5400rpm. Levou 20 segundos, por exemplo, para carregar o primeiro nível da campanha de Gears 4, em comparação com os 10 segundos da versão para o One S. No entanto, Assassin's Creed Origins e Sombras da Guerra carregam muito mais rápido no Xbox One X do que qualquer outra versão.

Nos filmes

Como no Xbox One S, o X é agora o console mais atraente para os entusiastas do cinema em casa, graças à sua unidade Blu-ray ultra-HD e ao suporte de áudio Dolby Atmos. A capacidade de rodar filmes 4K fora da mídia física é algo que o PS4 Pro estranhamente não oferece.
Além disso, o X inclui uma série de atualizações bacanas, como o suporte 4K para clipes de games DVR (que são reduzidos para 1080p caso esteja importando diretamente, mas que podem ser exportados para um disco rígido em 4K). Seu design também permite uma transferência fácil de dados entre consoles Xbox por meio de um disco rígido externo ou rede doméstica. E, com esse foco em visuais, os recursos úteis de calibração e compatibilidade da TV ajudam você a garantir que a exibição esteja atingindo os limites corretos.
O VEREDICTO

O Xbox One X é um console muito impressionante, embutido em um visual elegante. Funciona tranquilamente e de maneira silenciosa, oferecendo um desempenho acima de qualquer outro concorrente do mercado. É incrível ver como os games exclusivos da Microsoft rodam tão bem no novo console da empresa, que custa menos do que a metade que você pagaria por um PC de jogos high-end nos Estados Unidos. Além disso, o X favorece entusiastas do cinema em casa com a reprodução de Blu-ray UHD 4K e som Atmos. Embora grande parte do impacto do Xbox One X dependa do suporte dos estúdios e da qualidade do seu televisor ou monitor, a máquina oferece exatamente o que foi prometido. Este é o console mais poderoso que você pode comprar agora, com bastante potencial para oferecer.

Analise feita pela IGN

Postar um comentário

0 Comentários