Tiveste problemas com o metal líquido no PS5?
A Sony está a pensar deixar de usar metal líquido na PlayStation 6. De acordo com uma nova patente descoberta pelo site Tech4Gamers, a empresa japonesa criou um sistema avançado de arrefecimento por vaporização para evitar os problemas de sobreaquecimento e as fugas de líquido que se verificaram nos primeiros modelos do PlayStation 5.
Em vez de usar metal líquido, o novo documento descreve a utilização de um tipo de fluido selado, semelhante à água, dentro de tubos de calor com uma estrutura cónica e extensões específicas. Este design é feito para regular o fluxo de vapor e manter o sistema arrefecido, tanto na posição horizontal como na vertical.
Na geração atual, colocar a consola na vertical durante longos períodos de tempo levava a uma acumulação desigual ou a fugas de metal líquido para o processador e motherboard, um defeito que a Sony só tentou corrigir mais tarde, introduzindo ranhuras no dissipador de calor da PS5 Slim e da PS5 Pro.
Mais segurança e custos de produção reduzidos
Esta tecnologia pode trazer vantagens para a linha de montagem. A aplicação de metal líquido é um processo industrial complexo e arriscado, em que até o mais pequeno erro pode danificar irreversivelmente os componentes. Já o sistema de vaporização funciona como um composto modular, mais simples e seguro de instalar, o que reduz o risco de defeitos de fabrico e ajuda a controlar pode ajudar a controlar os custos de produção.
O registo de uma patente não é garantia de que este sistema será usado na versão final da PlayStation 6. Mas o documento confirma que a Sony está a explorar alternativas para evitar repetir os problemas térmicos da geração atual e fazer com que as primeiras unidades da nova consola cheguem às lojas com um nível de fiabilidade mais alto.
