News

Entusiasmo Pré-E3: Square Enix

Estamos a meras semanas da E3, o grande evento anual que se realiza em Los Angeles, e celebra com grande entusiasmo a indústria dos videojo...

Estamos a meras semanas da E3, o grande evento anual que se realiza em Los Angeles, e celebra com grande entusiasmo a indústria dos videojogos que tanto amamos. Para alguns é como o Natal em Junho e é sempre aquela altura em que imaginamos e especulamos sobre o que será revelado pelas principais companhias. Este ano será diferente, algumas editoras de peso ficam de fora, como a Activision, e outras optaram por eventos próprios, como a EA, mas existe tanto com que ficar empolgado que quase perdoamos estas ausências.



Claro que este ano será também diferente devido ao ritmo de jogos que chegam no próximo mês. Tradicionalmente mais calmo e focado em lançamentos indie, Junho começa com o novo Mirror's Edge e termina com No Man's Sky, sem esquecer a avalanche de título Japoneses que escolheram todos um momento mais calmo e em conjunto acabaram por criar um período agitado. É um ano deveras entusiasmante e repleto de potencialidades, em que os jogadores vão estar com um olho em Los Angeles e outro na loja à espera de receber a notificação para levantar a encomenda.

Por outro lado, as incógnitas perante as supostas novas consolas, referidas como mais do que meras actualizações às actuais, com capacidade para introduzir alterações inéditas na indústria, criam todo um conjunto de variáveis que nos deixam ainda mais inquietos com a expectativa. Todas as grandes companhias estão munidas com nomes de peso. A Microsoft terá Gears of War 4, um possível novo Forza, Sea of Thieves e outras surpresas para revelar. Quem sabe uma nova consola.

A Sony terá Gran Turismo Sport, The Last Guardian, Horizon: Zero Dawn, o PlayStation VR e ainda algumas novidades que prometem fazer eco perante a indústria. A Nintendo tem o novo jogo na série The Legend of Zelda para promover mas outros títulos como Dragon Quest VII e VIII ao lado de Yo-Kai Watch 2 devem deixar os fãs rendidos. Mas e quanto às outras companhias? As companhias que suportam praticamente todas as plataformas com videojogos? Companhias como a Square Enix, Ubisoft ou Electronic Arts, sem esquecer a Atlus e a SEGA com o muito desejado Persona 5?

É pela Square Enix que decidimos começar estes especiais dedicados à E3, focados nos jogos que as companhias terão presentes no evento, e também em potenciais novidades que possam ser apresentadas. A Square Enix tem muito para apresentar e tem jogos há muito aguardados, por isso será com elevado interesse que teremos os olhos na companhia Japonesa. Vamos então ver quais são os jogos anunciados:


  • Deus Ex: Mankind Divided
  • Hitman
  • Star Ocean 5
  • Just Cause 3: Land Mech Assault
  • I Am Setsuna
  • The Touring Test
  • Black The Fall


Não queria de forma alguma parecer negativo mas desde logo as ausências marcam mais do que as presenças. Enquanto Final Fantasy XV provavelmente fica de fora para dar espaço a outros jogos, títulos como Kingdom Hearts 3, Kingdom Hearts 2.8, e NieR Automata deixam alguma estranheza. Apesar da Square Enix ainda poder acrescentar mais títulos, como a versão PlayStation 4 de Rise of The Tomb Raider, está mais do que na hora de Kingdom Hearts 3 preparar o seu caminho para o lançamento. Talvez seja uma arma reservada para o Tokyo Game Show.

NieR: Automata é um jogo agendado para 2016 e a E3 seria um palco especial para o promover perante uma audiência mais ampla, aparentemente a Square Enix prefere deixar o jogo de fora. Foi revelado no evento de 2015 e tornou-se num dos pontos altos para muitos dos jogadores. Final Fantasy VII Remake é outro título que ficou de fora desta lista e qualquer fã adoraria sentir algo aproximado da emoção sentida quando o jogo foi revelado na conferência da Sony.

Deus Ex: Making Divided já impressionou na E3 de 2015, a apresentação à porta fechada permitiu ver um jogo de aspecto fabuloso, patrocinado por mecânicas que erguem a experiência acima do que foi visto no primeiro. Será importante jogar a demonstração para perceber de que formas o tempo extra de desenvolvimento ajudou o jogo. Foi um dos momentos mais felizes da anterior geração de consolas e é esperado que faça o mesmo nesta geração com a sequela.

Ao invés de Final Fantasy ou Kingdom Hearts, as equipas Japonesas da Square Enix vão apresentar I Am Setsuna e Star Ocean 5, dois jogos já agendados para Julho e que permitirão testar algumas semanas antes os jogos. Tendo em conta que já estão ambos disponíveis no Japão, especialmente I Am Setsuna, a curiosidade fica diluída. Star Ocean 5 estará disponível nas lojas duas semana depois do evento e quem o quiser comprar já deverá ter a sua decisão tomada. The Touring Test e Black The Fall pertencem à iniciativa da Square Enix em aliar-se a estúdios independentes para lançar títulos de menor envergadura. Sendo frequentemente responsáveis por ideias frescas e originais, serão pontos curiosos a verificar no quadro da Square Enix mas ainda assim, sentimos que falta força e vigor quando o catálogo de jogos na empresa é tão rico.

Land Mech Assault é um pacote com conteúdos extra para Just Cause 3, disponível desde Dezemro de 2015, e o terceiro episódio de Hitman são os restantes títulos da lista. A recente jornada do Agente 47 dividiu os fãs e o interesse pelo novo episódio será exclusivo de um grupo restrito de jogadores que não se importou com a exclusividade digital de um título lançado às fatias. Não são propriamente os nomes mais entusiasmastes da lista.

Serão as surpresas, ao nível de NieR Automata se for possível, e as possíveis presenças de títulos como Kingdom Hearts que poderão dar brilho a uma lista que dificilmente surpreenderá ou entusiasmará. Quem sabe o anúncio das novas consolas permite a apresentação de novidades incríveis ou talvez a confirmação de jogos como Dragon Quest Heroes II ou Dragon Quest Monsters Joker 3 para o Ocidente que sirvam para a Square Enix deixar os fãs a vibrar. Caso contrário, será um momento para deslumbrar com Deus Ex e pouco mais.

Quais as vossas expectativas para a Square Enix na E3? Alguém falou em Final Fantasy XII HD Remastered?

0 comentários:

Nos deixe saber sua opinião...