Tendências

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

PlayStation VR - modo cinema funciona no PC, Xbox One e Wii U

Após alguns comentários no Reddit sobre testes no Japão, podemos confirmar que o PlayStation VR funciona mesmo como ecrã pessoal no PC, Mac, Wii U e Xbox One - qualquer fonte HDMI deve funcionar.



Testamos isto ao preparar o PSVR como é normal, ligando o capacete ao processador externo e ligando tudo. A entrada HDMI na traseira da caixa aceita um sinal de vídeo de qualquer fonte HDMI e o PSVR funciona como na PS4 ao lidar com conteúdos não VR. No entanto, uma grande contrapartida é que a caixa externa tem de estar ligada à PS4 via USB, precisa da consola da Sony, e não pode ser simplesmente ligada a outro sistema. Se queres usar o PSVR com outro sistema HDMI, precisas na mesma da consola da Sony - apesar de não ser necessária a PS Câmera.

A caixa processadora passa pela saída HDMI para a tua HDTV através da saída do ecrã social, enquanto a visão dentro do capacete projeta o sinal HDMI para um ecrã estilo cinema mesmo à frente dos teus olhos. O registo de movimentos funciona com algumas limitações - apenas podes ajustar a visão do ecrã cinemático ao olhar à tua volta como normal. Isto parece ser gerido pelo processador externo e pelos sensores do capacete.

Em termos de qualidade de imagem, não existem dúvidas que tens uma incrível sensação de escala - e a gestão excelente do efeito screen-door por parte do PSVR significa que a imagem é suave, ao invés de pixelizada ou com grainha. No entanto, ainda temos uma resolução muito inferior, por isso o efeito não é propriamente brilhante.

Pokémon GO - Guia e truques
É um belo extra, ao invés de uma alternativa genuína ao uso da HDTV, e aplica-se ao seu uso seja na PS4 ou em outra fonte HDMI qualquer. Também é preciso dizer que as fontes 3D são processadas em estéreo - algo que teria sido uma bela funcionalidade bônus.

A próxima questão lógica seria se o PSVR pode ser usado como solução VR completa para jogos no PC. Bem, as interfaces usadas pelo equipamento são as padrão - USB 3.0 e um sinal HDMI 1.4 que correm a 1920x1080 seja a 90Hz ou 120Hz. Na teoria, é possível mas seria precisa muita engenharia revertida.


Os protocolos USB teriam de ser interceptados e revertidos (acreditamos que são usados controladores padronizados, o que facilitaria as coisas) enquanto a solução para registar os movimentos teria de ser reescrita para acomodar o esquema único de iluminação RGB do PSVR, para suporte do capacete, DualShock 4 e PS Move.

E mesmo assim, a tarefa não estaria completa - todo o projeto teria de ser integrado num framework VR existente para que jogos PC funcionassem com o equipamento. A tarefa não seria nada fácil.

Atualmente, a compatibilidade do PSVR com outros sistemas é um feliz acidente porque o sistema usa um padrão existente. Quanto sabemos, os transmissores HDMI podem perguntar ao receptor para verificar se o aparelho correto está ligado (é por isso que não podes ligar outro capacete VR à caixa externa de processamento) mas não existe forma fácil para a caixa de processamento bloquear fontes não aprovadas.

Assim sendo, o PSVR trata qualquer entrada HDMI padrão da mesma maneira que trataria se o sinal viesse da PS4. É um truque bonito mas os usos são limitados, nem é preciso dizer que o PSVR deve ser comprado para ser usado com a PlayStation 4.

Postar um comentário

0 Comentários