Tendências

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

Playstation 5 - Sony está a trabalhar com tecnologia Ryzen CPU da AMD - o PS5 é o alvo mais provável


Um dos principais programadores na Sony, associado com o Advanced Technology Group da companhia está a trabalhar com a tecnologia Ryzen da AMD, para melhorar o suporte à micro-arquitectura Zen dentro do compilador LLVM - um componente principal de uma ferramenta usada no desenvolvimento PlayStation 4. Não existe nenhum produto PS4 que usa o processador Ryzen, criando a especulação que isto está relacionado com uma possível PlayStation 5 que está atualmente em desenvolvimento.



Foi o site Phoronix, especialista em Linux, que apresentou provas que um programador altamente experiente da Sony tem estado a trabalhar com o LLVM nas últimas semanas em tarefas relacionadas com a arquitectura "znver1", o nome de código para a primeira geração de processadores Ryzen da AMD. Além disso, informações no LinkdIn confirmam o envolvimento deste funcionário no desenvolvimento de hardware PlayStation. Os créditos em Tearaway da Media Molecule e DriveClub da Evolution Studios confirmam que o programador é parte do Advanced Technology Group da Sony, que desempenha diversas funções dentro da companhia.

O facto de uma fabricante de consolas estar a melhorar uma parte importante das ferramentas de desenvolvimento para uma nova linha de processadores que nenhum dos seus actuais produtos suporta é uma forte sugestão que a Ryzen será um componente importante da nova consola. É certamente a escolha lógica para uma nova arquitectura CPU para a Sony e Microsoft num momento em que a pré-produção nas próximas consolas continua nos bastidores.


O que é curioso é que a Sony está a trabalhar com a primeira geração do Ryzen, quando um lançamento em 2019/2020 para o novo console encaixaria com o calendário da segunda geração da tecnologia da AMD. No entanto, a escolha das tecnologias disponíveis para as fabricantes é baseada no que está disponível num determinado momento e onde os arquitetos do sistema querem passar o seu tempo e esforço em termos de personalizações. Apesar da nova geração Ryzen provavelmente estar disponível quando a nova consola chegar, o foco inicial da AMD é no desktop e versões de servidor da tecnologia - não os designs mais integrados que acabam nos produtos APU, que no caso da Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G chegaram quase um ano depois.

Será a AMD a melhor parceira para a nova máquina da Sony? Apesar de Mark Cerny nos ter dito que a Sony favorece o modelo tradicional de gerações de consolas - abrindo a porta para um hardware dramaticamente diferente - a capacidade de combinar a arquitectura CPU Ryzen x86 e gráfica Radeon num só chip (e licenciar dois componentes importantes de uma só vendedora) tem grandes vantagens económicas, facilidade de desenvolvimento e compatibilidade entre plataformas. Não surpreende que a AMD seja a parceira de eleição da Sony e Microsoft.

É esta a primeira confirmação de um elemento crucial das especificações PlayStation 5? A ideia de um funcionário da Sony a trabalhar num compilador e a melhorar o suporte para uma tecnologia que nenhuma das suas actuais máquinas usa é um indicador disso. No entanto, apesar de menos provável, podem existir outras explicações. Consultamos fontes no departamento de pesquisa e desenvolvimento, familiares com o desenvolvimento PlayStation e o papel do Advanced Technology Group, e descobriram que a equipa pode trabalhar em projetos que não estão relacionados com o design de hardware. Por exemplo, podem trabalhar com os criadores de jogos e até com outras companhias associadas à Sony em produtos que não estão relacionados com a PlayStation. A notícia adiciona mais peso à ideia que a PS5 continuará a usar tecnologia AMD, mas não é a prova que confirma as especificações.


Neste momento, ainda estamos a especular e a Sony respondeu que não comenta rumores ou especulação. No entanto, é tudo o que nos resta por enquanto, especular.

Postar um comentário

0 Comentários