Tendências

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

Xbox Series X | Series S - Lançamento, Preço, Specs e Diferenças

 O Xbox Series X e o Series S são os consoles de próxima geração da Microsoft. Contrariamente à geração anterior, a Microsoft vai arrancar a próxima geração oferecendo aos consumidores a escolha entre dois modelos de console. Ambas são consoles de próxima geração, mas com diferenças no hardware, no preço e também no design. Ao longo deste artigo encontrarás todas as informações que necessitas acerca do Xbox Series X e do Series S de forma a que fiques informado e possas fazer uma compra segura.




Xbox Series X | Series S - Lançamento e Preço

Ambos os consoles chegarão às lojas portuguesas a 10 de Novembro de 2020, contudo, as reservas começam já dia 22 de Setembro. O Xbox Series X é a melhor versão e também a mais cara das duas, custando 499 U$. Já a Xbox Series S é o modelo mais amigável da carteira, com um preço de 299 U$. Os consolas estão efetivamente separados por uma diferença de 200 U$, o que é uma diferença substancial.

xbox_series_x_series_s
Uma imagem que mostra os modelos Series X e Series S lado-a-lado. A Series S é a consola mais compacta de sempre da Microsoft, tendo 60% do tamanho da Series X.

Quais são as diferenças entre o Xbox Series X e o Series S?

A primeira e a maior diferença na qual os consumidores vão reparar é o preço: o Xbox Series X custa 499 U$, enquanto o Xbox Series S custa apenas 299 U$, sendo mais barato do que consoles mais antigas como o Xbox One X, PS4 Pro e Nintendo Switch. O Xbox Series S é essencialmente uma versão "low-budget" do Series X, mas que mantém todas as principais funcionalidades.

  • O Xbox Series X corre os jogos nativamente a 4K e tem suporte para 8K | O Xbox Series S corre os jogos nativamente a 1440p, com upscale para 4K;
  • A Xbox Series X tem um disco SSD de 1 TB | A Xbox Series S tem um disco SSD de 512 GB;
  • O Xbox Series X tem leitor de discos | O Xbox Series S é um console sem leitor de discos, totalmente digital;
  • O Xbox Series S é 60% mais pequena do que o Xbox Series X

À primeira vista, esta são as diferenças entre os dois consoles da Microsoft. Atenta que os especificações completas do Xbox Series S ainda não foram reveladas. Sabemos que o Xbox Series X tem um poder computacional de 12 TF. O poder computacional da Xbox Series está nos 4 TF, é uma grande diferença comparativamente ao seu irmão maior. Apesar disto, os consoles compartilham muitas funcionalidades e vantagens como:

  • Desempenho até 120 FPS;
  • DirectX Raytracing;
  • Variable Refresh Rate;
  • Variable Rate Shading;
  • Loadings mais rápidos nos jogos;
  • Arquitectura Xbox Velocity;
  • Funcionalidade de Quick Resume e Latência Ultra-Baixa;

Falta saber se a diferença de desempenho entre o Xbox Series X e Xbox Series S será meramente gráfica ou se os consoles também terão diferentes taxas de frames por segundo.


Specs do Xbox Series X e do Xbox Series S

A Xbox Series X tem um poder computacional de 12 Teraflops - para colocar este valor em perspectiva, é o dobro do Xbox One X e oito vezes mais do que um Xbox One normal. O processador foi personalizado pela AMD usando as mais recentes arquiteturas Zen 2 e RDNA. A Microsoft promete que a Xbox Series X será o seu "console mais rápido, mais poderoso e estabelecer um novo padrão para desempenho, velocidade e compatibilidade". O console tem também memória GDDR6 e discos SSD NVMe para reduzir drasticamente os loadings.

De um ponto de vista técnico, a Microsoft diz que o Xbox Series X será capaz de entregar uma excelente qualidade visual a 4K e 60 FPS, com a possibilidade de alcançar 120 FPS. Há ainda suporte para Variable Refresh Rate (VRR) - o que aumenta a fluidez da imagem - e capacidade para 8K. A Microsoft diz ainda que o design industrial do console permite "entrar quatro vezes o poder de processamento da Xbox One X".

Quanto o Xbox Series S, tem apenas 4 TF de poder computacional. Para teres uma ideia melhor, o Xbox Series X é três vezes mais poderoso. O Xbox Series S tem um CPU e GPU mais fracos, e também menos memória RAM (e a RAM que tem é de menor velocidade). É por estas diferenças de hardware que a Xbox Series S consegue ser 200 euros mais barata do que a Series X. Confere a comparação de specs na imagem (clica para veres melhor).

specs_xbox_series_s_vs_xbox_series_x

Quais são os jogos do Xbox Series X e do Series S?

Atualmente já existe uma diversa e vasta lista de títulos confirmados para a Xbox Series X. Nos jogos first-party destacam-se Halo Infinite, Forza Motorsport, Fable, Hellblade 2 e Everwild. No que toca a third-party, a lista ainda é maior - Cyberpunk 2077, FIFA 21, Marvel's Avengers, DiRT 5, Assassin's Creed Valhalla, Watch Dogs Legion, Temtem, Hitman 3, só para mencionar alguns. Confere aqui a lista completa de jogos confirmados para a Xbox Series X, incluindo exclusivos e jogos third-party. Já está confirmado que Assassin's Creed: Valhalla da Ubisoft será um jogo de lançamento da Xbox Series X e Xbox Series S.

O Xbox Series X e Series S continuam a filosofia de retrocompatibilidade da Microsoft iniciada com o Xbox One, ou seja, todos os títulos lançamentos nas gerações anteriores serão retro-compatíveis com o Xbox Series X e Series S. Isto significa que terás acesso a toda a tua coleção de jogos no novo console da Microsoft. Além disto, o serviço Xbox Game Pass continuará a estar disponível. Se fores assinante, terás acesso a uma coleção com mais de 100 jogos logo no lançamento da Xbox Series X e Series S.

O novo comando Wireless do Xbox Series X e Series S

Um novo Xbox Wireless Controller será lançado com o novo console da Microsoft. À primeira vista o comando é muito parecido com o atual, mas a Microsoft disse que "o seu tamanho e forma foram refinados para acomodar um leque ainda maior de pessoas". Outra novidade é a adição de um botão de compartilhamento para permitir a captura de imagens e clips de gameplay muito mais facilmente. O D-Pad deste novo comando é derivado o Xbox Elite Series 2. O novo Xbox Wireless Controller será compatível com Windows 10 PCs, o Xbox One e estará incluído em todas as Xbox Series X e Series S.

New_Xbox_Controller_Series_X

Funcionalidades do Xbox Series X e Series S

O Xbox Series X e Series S vão manter todas as funcionalidades do Xbox One, incluindo retrocompatibilidade com os jogos de gerações anteriores, suporte para monitores e televisões com Variable Refresh Rate (VRR). A Microsoft também faz referência à sua tecnologia patenteada Variable Rate Shading (VRS), que "vai permitir aos produtores extrair ainda mais do GPU do Xbox Series X". Os consolas terão igualmente um modo automático de baixa latência e a funcionalidade de Dynamic Latendy Input para responder aos comandos do jogador o mais rápido possível. Por último, "o Xbox Series X também foi desenhado para um futuro em Cloud, com capacidades únicas embutidas no hardware e software que facilitam o máximo possível trazer grandes jogos tanto para o console como para outros sítios" e ainda Ray Tracing acelerado por hardware.

Fora isto, a Microsoft também anunciou o Smart Delivery - uma funcionalidade através da qual poderás comprar um jogo e o poderás jogar em qualquer console Xbox, seja na Xbox One, Xbox One S, Xbox One X, Xbox Series X ou Xbox Series S sabendo que estarás a desfrutar automaticamente de uma experiência optimizada para esse console. Além disto, também existem os jogos otimizados especificamente para o Xbox Series X, que virão marcados com um selo próprio na capa.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Com a crise econômica estourando graças ao vírus Chinês, é mais válido investir num PC gamer do que nestas bombas, vide o preço absurdo de consoles e games. PS5 e Series X não chegam com games por menos de R$500,00 cada aqui no Brasil, graças ao dólar acima dos R$5,00

    ResponderExcluir

Nos deixe saber sua opinião...