O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, prometeu no Twitter que "fortes' games single player são um foco da plataforma e continuarão sendo no futuro. Após um usuário da rede social questioná-lo sobre jogos deste tipo chegando aos consoles da marca nos próximos anos, Spencer disse "sim, posso confirmar. Com as adições ao XGS [Xbox Game Studios] temos muitas equipes que criaram fortes games focados em single player e queremos que isso continue".
Ao avaliar o Xbox Game Studios -- o coletivo de estúdios que a Microsoft adquiriu ao longo dos anos -- parece que Spencer está prometendo experiências single player exclusivas de plataforma em oposição a games como Star Wars Jedi: Fallen Order e Control, que serão lançados para Xbox One, PC e PS4 neste ano.
Historicamente, a marca Xbox destaca títulos multiplayer enquanto o competidor direto, PlayStation, tornou-se lar para experiências focadas em narrativa. No entanto, mecânicas controversas como loot boxes e microtransações em games multiplayer estão levando a um interesse renovado dos consumidores em experiências narrativas single player, e parece que o Xbox está ouvindo.
Isto pode ser observado nas escolhas de estúdios comprados, conhecidos por fortes lançamentos single player: Ninja Theory (Hellblade: Senua's Sacrifice), Obsidian (Fallout: New Vegas), InXile (Wasteland 3) e Double Fine (Psychonauts 2).
O Xbox ainda está investindo em uma plataforma de games por meio da nuvem, chamada de Project xCloud, bem como na próxima geração de consoles, apelidada temporariamente de Project Scarlett.