Alguns rumores mais recentes mostram que a próxima consola Xbox da Microsoft vai ser mais potente do que a futura PlayStation 6. A informação foi partilhada por KeplerL2, uma fonte conhecida por divulgar pormenores técnicos sobre a AMD, e sugere que a nova Xbox vai ter uma placa gráfica equivalente à RTX 5080 da NVIDIA. A PS6, por outro lado, estaria mais próxima da RX 9070 XT da AMD, o que dá à consola da Microsoft alguma vantagem em termos de desempenho gráfico.
Tanto a Xbox como a PS6 deverão usar a nova geração de arquitetura gráfica da AMD, RDNA 5. Esta tecnologia reserva melhorias em diversas áreas, como gráficos mais detalhados, melhor ray tracing e eficiência no geral, o que deverá fazer uma grande diferença em relação à geração atual.
Os primeiros dados técnicos também começaram a circular. A PS6, que pode ter o nome de código Orion, deverá contar com um processador Zen 6 de 8 núcleos e entre 40 e 48 unidades de processamento gráfico. Utilizará memória GDDR7 e poderá ter um consumo de energia de cerca de 160 W. A próxima Xbox, com o possível nome de código Magnus, deverá ter até 68 unidades gráficas, um barramento de memória de 192 bits e até 11 núcleos Zen 6.
Quanto às datas, há boatos de que o novo Xbox poderá chegar já no final de 2026, enquanto a PS6 deverá ser lançada entre o final de 2027 e o início de 2028. Ainda não há confirmações oficiais, por isso, embora os dados técnicos pareçam credíveis, é aconselhável tratar esta informação com cautela.
Todas estas especulações acontecem numa altura em que a Microsoft está a lançar vários dos seus jogos noutras plataformas, incluindo o PS5. A empresa poderá estar a preparar uma estratégia mais agressiva para a próxima geração, ao apostar numa console mais potente para se destacar, ao mesmo tempo que lança os seus jogos em várias plataformas para maximizar a rentabilidade financeira.
Ainda falta muito tempo para vermos estes consoles nas lojas, mas os primeiros dados apontam para que a nova geração traga grandes melhorias tanto a nível gráfico como de desempenho.