Shawn Layden dispara: Xbox Game Pass transforma criadores em “escravos assalariados”

 É uma forma de trabalhar "não inspiradora".

A reputação da indústria dos videojogos como “à prova de recessão” pode estar a chegar ao fim. Com os consumidores a lidar com a inflação e o medo de uma recessão económica, a forma como gastam o seu dinheiro está a mudar. Uma análise aprofundada do GamesIndustry.biz, baseada em conversas com figuras importantes da indústria, questiona se os modelos de negócio atuais, como o aumento dos preços dos jogos e a popularidade dos serviços por assinatura, estão preparados para responder a estes novos riscos.



Várias vozes importantes da indústria, como o ex-executivo da PlayStation Shawn Layden e os analistas Mat Piscatella e Piers Harding-Rolls, partilharam as suas opiniões, concordando que, embora os «jogos sejam à prova de recessão», os modelos de negócio podem não ser. Nos Estados Unidos, por exemplo, os consumidores tencionam gastar menos em videojogos devido à inflação e aos receios de uma recessão, o que representa uma mudança em relação às crises económicas anteriores.

Essa mudança de comportamento levou a uma concentração de receita em alguns jogos, como Fortnite e Roblox, que capturam uma grande parte do tempo e dinheiro dos jogadores. Como resultado, a maioria dos títulos vende menos do que antes. O aumento do preço de alguns jogos “premium” para 80 dólares também é questionado por especialistas, uma vez que a enorme oferta de jogos gratuitos e serviços de assinatura, como o Xbox Game Pass, leva muitos jogadores a evitar arriscar uma compra mais dispendiosa.

A discussão estende-se aos serviços por assinatura. Shawn Layden argumenta que, apesar da popularidade, eles podem ser prejudiciais aos criadores, pois podem levá-los a uma mentalidade de “escravos assalariados”, desvalorizando a percepção do público sobre os jogos. A indústria, que já conseguiu se manter forte em tempos de crise, precisa agora se adaptar a um novo modelo de consumo, onde a competição pelo tempo e dinheiro dos jogadores é mais intensa do que nunca.

E por falar em gastos, sentes que agora pensas mais antes de fazer uma compra, seja de um jogo ou de uma console?

Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem