Horizon vs Light of Motiram.
A Tencent respondeu às acusações da Sony de que o seu jogo Light of Motiram é uma cópia descarada de Horizon Zero Dawn. A empresa diz que o processo não faz sentido e que a Sony está a apropriar-se de elementos que já são comuns em jogos de mundo aberto pós-apocalípticos, como tribos humanas, criaturas robóticas gigantes e heroínas com arcos.
Um dos argumentos da Tencent é que porque Horizon é famoso não transforma tudo o que se pareça com ele numa infração. Só porque o jogo da Sony é conhecido isso não dá automaticamente direito a propriedade exclusiva sobre ideias ou estilos de jogo que são usados noutros trabalhos.
"A fama não cria uma marca registrada; para ser considerada uma marca registrada, uma marca precisa servir como identificador da origem de um determinado produto ou serviço."
A Tencent lembra também que Light of Motiram ainda não foi lançado (está previsto para 2027), pelo que é cedo para falar em infração. Algumas das empresas incluídas no processo da Sony, como a própria Tencent Holdings ou a Tencent America, não participaram directamente na criação do jogo, o que enfraquece a acusação.
Mesmo Horizon Zero Dawn foi influenciado por outros jogos, como Enslaved: Odyssey to the West, disse a Tencent. A ideia de originalidade absoluta não faz muito sentido, e não dá para acusar alguém de copiar só porque tem semelhanças em elementos que já existiam.
