LEGO Batman Legacy of the Dark Knight review - um dos melhores jogos Batman

 E um dos melhores jogos LEGO.

Legacy of the Dark Knight não é apenas um dos melhores jogos LEGO Batman, é um dos melhores jogos Batman e um dos melhores jogos LEGO, uma experiência que cumpre em praticamente todos os níveis. Jogado em cooperativo fica ainda melhor.

LEGO Batman Legacy of the Dark Knight chegou, quatro anos após a TT Games deslumbrar os fãs de Star Wars e LEGO com The Skywalker Saga. Aqui, tens a mesma obsessão ao detalhe e desejo de abranger toda uma propriedade, mas aplicado a Batman. São mais de 80 anos de histórias na BD, animação, cinema e jogos que a TT Games decidiu abordar, mas ao invés de copiar diretamente o que já foi feito, decidiu remisturar tudo e adicionar o humor LEGO.



O resultado é uma narrativa divertida de acompanhar que começa como se fosse uma recriação LEGO do primeiro filme de Christopher Nolan, para depois transitar para elementos dos Batman de Tim Burton. Pelo meio, tens imensas referências aos jogos Arkham da Rocksteady, com versões diferentes de cada personagem a surgir em cenas nas quais viste outras versões. Imagina a recriação do filme Batman de 1989, com o Joker de Jack Nicholson, mas o Batman é o Jim Gordon são os do filme The Batman.

É uma remistura de histórias Batman apresentadas ao longo destas décadas, na qual os filmes são um dos principais suportes. No entanto, ao invés de seguir de forma totalmente fiel aos filmes e as versões vistas nesses filmes, a TT Games remistura as coisas para dar um toque muito próprio, muito LEGO e mesmo muito divertido.

Uma viagem cómica e inteligente pelo universo Batman

LEGO Batman Legacy of the Dark Knight é uma viagem ambiciosa pelo universo Batman, na qual filmes, séries, animações e jogos são misturados como se fossem todos parte de uma linha narrativa contínua. A narrativa continua a respeitar imensas partes dos filmes, mas entre os capítulos tens saltos temporais que permitem tomar várias liberdades. Isto também permite que novos vilões cheguem a Gotham.

O melhor de tudo é ver a recriação de imensas cenas famosas de outras obras do universo Batman, especialmente com o toque bem humorado LEGO que ajuda a aproximar país e filhos neste videojogo. A cena de Joker em Batman 1989 no museu está aqui recriada de forma cómica, o treino de Christian Bale em Batman Begins é o ponto de partida, enquanto o Mr. Freeze de Batman Forever também marca presença. Pelo meio, tens a recriação do primeiro episódio de Batman: The Animated Series, a Poisin Ivy de Batman & Robin, e claro os filmes de Tim Burton bem representados.

Seja durante as missões de história com design linear ou a explorar o mundo aberto (para passear ou cumprir as inúmeras tarefas opcionais) a diversão é constante em LEGO Batman Legacy of the Dark Knight. Além disso, vale tudo para apanhar mais parafusos e comprar novos itens. Até a Batcave está aqui presente, repleta de opções para personalizar.


Mundo aberto, combate, mecânicas, puzzles, e engenhocas: é um LEGO Batman Arkham City

Na hora de produzir um novo jogo LEGO Batman, a TT Games não se conteve e decidiu apostar na mais ambiciosa experiência que produziu. LEGO Star Wars: The Skywalker Saga impressiona pela representação dos vários locais dessa galáxia e por abordar todos os filmes, mas aqui tens uma cidade enorme, repleta de detalhe, com referências a longas décadas de Batman, com o combate da trilogia Arkham da Rocksteady a tornar tudo muito mais divertido.

Mais do que os gráficos absolutamente espetaculares e a quantidade incrível de easter eggs, LEGO Batman Legacy of the Dark Knight brilha com uma enorme ajuda do seu sistema de combate. A sensação que tive foi similar à de jogar Batman: Arkham City pela primeira vez, mas em formato LEGO. A sensação de liberdade, os níveis e os seus puzzles, e o uso inteligente do universo Batman impressionaram, mas o sistema de combate foi um dos mais fortes trunfos.

LEGO Batman Legacy of the Dark Knight tem o sistema de combate Arkham em formato LEGO. É um sistema desenhado para fácil compreensão e execução, rápido e fluído, mas com diferentes tipos de inimigos a forçar-te a diversificar os golpes. Além disso, tens de perceber quando pressionar freneticamente o ataque e quando contra-atacar o desviar para manter o combo ativo e desbloquear aqueles ataques mais poderosos. Também podes usar as engenhocas durante o combate, mas tens de ser ágil e astuto.

Também à semelhança dos jogos Arkham e dos jogos Batman em si, tens imensos puzzles nos níveis de história, que te forçam a transitar entre dois personagens constantemente, devido às habilidades próprias de cada um deles. Aqui, sinto que jogar a solo não é tão divertido quanto jogar a dois, uma vez que tens de trocar frequentemente entre personagens e usar várias engenhocas, o que te poderá levar a vários momentos nos quais tentas usar a engenhoca antes de reparar que não mudaste para o personagem que o jogo pede.

Outro grande destaque é a quantidade de atividades no mundo aberto, similar ao que foi feito pela Rocksteady. Baús, desafios do Riddler, crimes dinâmicos, animais à solta, e investigação criminal estão à tua espera. Tendo em conta que a escala do mundo aberto está bem gerida e que o teu movimento por Gotham é muito rápido (seja num veículo ou a planar), jamais senti que o jogo é demasiado grande para o seu próprio bem.

Também existe aqui a visão especial para realçar objetos de interesse, a necessidade de destuir partes do cenário para obter peças para construir um qualquer objeto louco para progredir no nível de história. Há um bom equilíbrio entre familiaridade dos jogos LEGO e a energia de uma jogabilidade dinâmica que não quer permanecer muito tempo no mesmo sítio.

Mesmo sentindo que mecanicamente o jogo pode cansar os adultos que joguem sozinhos (por mais fãs de Batman e LEGO que sejam) antes dos créditos surgirem, jogado em cooperativo com um familiar ou amigo, especialmente os mais pequenos, é um encanto. Pode ser um pouquinho complexo para crianças mais pequenas nos níveis de história e alguns puzzles, mas com a ajuda do pai (que pode sentir que o jogo é demasiado simples jogado a solo), tudo fica muito mais divertido enquanto combinam como se ajudar.


Qualidade gráfica e desempenho

Algo que me surpreendeu positivamente foi a qualidade gráfica e o desempenho de LEGO Batman Legacy of the Dark Knight. A jogar numa PS5 Pro, não reparei em qualquer queda no desempenho e desfrutei de um jogo fluído, seja a planar pela cidade de Gotham ou a combater. Tendo em conta que estamos num mundo super detalhado, cuja noite constante significa painéis néon e imensas poças de água quando chove, fiquei totalmente rendido ao trabalho da TT Games neste jogo.

É um prazer apreciar uma qualidade gráfica destas e sim, um jogo é a soma das suas várias partes, nem sempre precisamos de eye-candy, mas quando o temos, é impossível não saborear. As figuras LEGO e os Batmobile exibem imenso detalhe que impressiona (água a escorrer pelos fatos quando chove, reflexos, fontes de iluminação), existem inúmeras texturas super detalhadas com riscos e outros elementos que impressionam. Além disso, a qualidade de imagem é super nítida.

Conclusão

Não há como escapar à sensação que LEGO Batman Legacy of the Dark Knight é um dos melhores jogos LEGO e um dos melhores jogos Batman. Poderá soar a cliché de jornalista, mas o jogo está tão bem conseguido e executado cuja simplicidade na jogabilidade é uma arma a seu favor. As inúmeras referências à longa e rica história de Batman, os easter eggs e as inúmeras atividades fazem com que pareça um jogo vindo da era PS3: é como se estivesse a jogar novamente Batman Arkham City, mas em LEGO.


Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem