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Digital Foundry: Ori And The Will Of The Wisps é um jogo deslumbrante com problemas de performance

Ori and the Blind Forest chegou em 2015 e o jogo da Moon Studios rapidamente se tornou numa referência. Em 2017, a Xbox Game Studios anunci...

Ori and the Blind Forest chegou em 2015 e o jogo da Moon Studios rapidamente se tornou numa referência. Em 2017, a Xbox Game Studios anunciou Ori And The Will Of The Wisps, a sequencia, que gerou desde logo incrível entusiasmo. Agora, 3 anos depois, está finalmente disponível.
Para descobrir mais sobre os aspectos técnicos deste aguardado jogo, que mereceu um Obrigatório na nossa análise, o Digital Foundry jogou Ori And The Will Of The Wisps nas diferentes plataformas e revela-te tudo o que precisas saber sobre a sua performance.

Ori And The Will Of The Wisps é um jogo que encantará todos os que se apaixonaram pelo primeiro e é um jogo deslumbrante pelo qual facilmente te apaixonarás, mas existem alguns problemas na performance que ainda precisam ser resolvidos.
Este é um jogo Metroidvania 2D que mistura desafiantes secções de plataformas com arte esplendorosa e foi desenvolvido com o Unity Engine. Visualmente, este é um jogo 2D com incrível sensação de profundidade e a câmara revela diferentes camadas misturadas com objectos 3D que te permitem vislumbrar cenas dramáticas e belas.
A quantidade de objetos nos cenários em Ori And The Will Of The Wisps transforma cada cena numa obra de arte e é um elemento no qual está largamente superior ao do original. Além disso, os cenários revelam um nível muito maior de interatividade e parece que podes interagir com uma grande parte dos diversos elementos. Em conjunto com as animações e a nova iluminação dinâmica, fornece a Ori And The Will Of The Wisps um aspecto incrivelmente superior ao que a Moon Studios conseguiu no primeiro.
Ori And The Will Of The Wisps eleva para um novo patamar tudo o que foi feito em Blind Forest, que serviu como base para o trabalho aqui feito.
Uma das maiores novidades em Ori And The Will Of The Wisps é a melhoria na qualidade de imagem, alcançado com o suporte nativo para a Xbox One X e apesar da arte 2D não tornar a resolução tão importante, é facilmente perceptível pelos objetos 3D que corre numa resolução superior na Xbox One X.
A Xbox One parece correr abaixo de 1080p com blur e cintilação em tais objetivos, enquanto a Xbox One X fica perto de 4K. Na verdade, a Xbox One parece correr a 900p, mas é difícil dizer com precisão tendo em conta o design artístico focado em assets 2D. A imagem na Xbox One X é muito mais nítida e limpa, quando colocas o jogo a correr lado a lado com a versão Xbox One S. Ambas as versões têm bom aspecto, mas sem surpresas, a Xbox One X tem a vantagem geral.
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Ori And The Will Of The Wisps também inclui suporte HDR e Dolby Atmos, o que melhora a qualidade visual e sonora, outras melhorias sobre o primeiro trabalho da Moon Studios. Isto é uma delícia pois a banda sonora volta a tornar-se num dos melhores elementos do jogo da Moon Studios e existem momentos inesquecíveis graças ao trabalho de Gareth Coker.
No entanto, apesar de todos estes elogios, existe um elemento no qual Ori And The Will Of The Wisps deixa a desejar, a performance. É crucial manter uma boa performance num jogo de plataformas em 2D e Ori and the Blind Forest é incrivelmente consistente, em todas as plataformas nas quais foi lançado. Em Ori And The Will Of The Wisps, as coisas mudaram.
A demo E3 2018 demonstrava vários problemas na performance, mas era apenas uma demo e ainda faltava muito até a versão final. Após a instalação da atualização de lançamento, o Digital Foundry jogou Ori And The Will Of The Wisps e descobriu que existem imensas áreas com problemas na performance e a sequela está abaixo do original.
A Moon Studios está a trabalhar em novas melhorias e actualizações, mas atualmente, Ori And The Will Of The Wisps sofre com vários problemas. Primeiro, queda de fotogramas que reduz a fluidez. Para um jogo de exploração side-scrolling, isto é problemático pois torna-o menos fluído. Algumas áreas não exibem problemas, mas outras podem revelar quedas de 60fps para para altos 30s. O uso de v-sync para ajudar na performance também cria inconsistências, pois quando é largada, surgem fotogramas quebrados no topo do ecrã.
Existem ainda raros momentos em que o jogo soluça e é difícil perceber o porquê de Ori And The Will Of The Wisps estar a sofrer com problemas de performance, quando o primeiro não os tinha. Será que a Moon Studios puxou demasiado pelo motor? Não é tão problemático quanto poderá soar, mas existem e criam inconsistência.
Isto a respeito da Xbox One X pois na Xbox One a situação fica pior. Jogar Ori And The Will Of The Wisps na Xbox One ou Xbox One S resulta num rácio de fotogramas muito abaixo dos 60fps, oscila constantemente entre 40s e 30s, com ocasionais quedas para 28fps em algumas cenas. Não é uma situação satisfatória e são necessárias várias melhorias.
Outro detalhe a ter em conta é que enquanto o primeiro era praticamente instantâneo a colocar-te de volta no jogo após morreres, em Ori And The Will Of The Wisps existe uma pausa de alguns segundos que se torna perceptível a cada morte. Não existia no primeiro e não incomoda, mas após algumas horas poderá tornar-se mais perceptível. Jogar no PC deverá ajudar neste aspecto e até na performance.
Ori And The Will Of The Wisps é um jogo sublime que eleva o gênero Metroidvania pela forma inteligente como te desafia com as suas secções de plataformas e no uso de habilidades. O design de níveis em conjunto com a sua beleza artística torna-o numa alegria de jogar e se a Moon Studios corrigir estes problemas de performance, Ori And The Will Of The Wisps será ainda mais potente e emocional.

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