News

Saibam quais Tv´s e cabos de HDMI podem ser usados com o Ps5

 Graças à tecnologia, o console reproduzirá altas resoluções e FPS Uma das grandes novidades que o PlayStation 5 trará é o suporte à tecnolo...

 Graças à tecnologia, o console reproduzirá altas resoluções e FPS

Uma das grandes novidades que o PlayStation 5 trará é o suporte à tecnologia HDMI 2.1. Graças à ela, o console – com a ajuda de televisores compatíveis – exibirá resoluções de alta qualidade, além de desempenhar taxas de quadros por segundo maiores. Mas, como exatamente o recurso funcionará?

Primeiramente, é importante entender o conceito de “HDMI”. Ele nada mais é, que uma interface condutiva digital de áudio e vídeo, na qual permite transmitir dados não comprimidos. Dessa maneira, videogames, TVs e outros dispositivos conseguem passar imagens e sons melhores.

Desde 2002, a tecnologia vem evoluindo, começando com o HDMI 1.1 até chegar à versão 2.1, esta última revelada em 2017 na CES (Consumer Electronic Show). Mas, quais são suas diferenças em relação ao HDMI 2.0?

O HDMI 2.1 tem largura de banda de 48 GB p/s, número bastante superior ao HDMI 2.0, que é de 18 GB p/s. A largura de banda determina a quantidade de dados enviada a partir de um sinal: quanto maiores forem a resolução e FPS de um jogo, mais dados precisam ser encaminhados.


Usuários de PlayStation 4 Pro utilizam o HDMI 2.0, que suporta 4K e 60 FPS com HDR estático. O HDMI 2.1 (PlayStation 5), por sua vez, chega a 4K a 120 FPS ou 8K a 60 FPS, ambos com HDR dinâmico. Não só isso, como transmite imagens com profundidade de cor de até 16-bits.

Por fim, a tecnologia ainda traz ALLM (Modo de Baixa Latência Automático) e VRR (Refresh Rate Variável). O primeiro envia um sinal para a TV para ativar um modo de baixa latência e livre de lag, o chamado “Modo Jogo”. Já o último permite uma taxa de quadros variável, o que deixa a tela mais fluida.

O preço do HDMI 2.1 para o seu PlayStation 5

Obviamente, para o HDMI 2.1 funcionar será necessário um cabo desta versão, bem como um televisor com entradas compatíveis. Em setembro, a Sony lançou a TV “Z8H” no mercado brasileiro, por R$ 31.000,00. Mas há outras opções bem interessantes como:

Mas a escolha de um modelo vai além do HDMI 2.1. Os interessados precisam levar em conta alguns aspectos como: painel (OLED ou QLED), frequência (recomendado de 120 Hz), tipo do HDR e se o televisor em vista conta com modo de jogo.


0 comentários:

Nos deixe saber sua opinião...