Tendências

7/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Show ad in Posts/Pages

Novo DualShock 5 pode trazer novas funcionalidades

Com o desenvolvimento do PlayStation 5 com lançamento previsto para o final de 2020, a Sony tem estado bastante em foco nos portais de notícias sobre games e tecnologia. As expectativas são bem altas, e com razão, especialmente por ser a primeira vez em que o lançamento da nova geração de consoles da Microsoft, o Xbox Series X, vai ser quase simultâneo ao do novo PlaysStation 5, criando uma concorrência no mercado praticamente desde o primeiro dia. O quinto console da empresa japonesa vem anunciando inúmeras inovações para atender a essas expectativas tanto do seu mercado cativo quanto de novos possíveis consumidores da marca.

Dentre essas inovações, algumas que possivelmente irão agradar muita gente são as atualizações pelas quais o DualShock 4 irá passar. Recentemente o site LetsGoDigital pôde vislumbrar o controle que está sendo desenvolvido para o PlayStation 5 em parceria com o designer italiano Snoreyn através de um render 3D, e garantiu que em 2020 mais vídeos do projeto serão disponibilizados em seu canal do YouTube.
Em 20 de junho de 2019, a Sony Interactive Entertainment solicitou uma patente no Japão para um 'dispositivo de entrada de comandos'. No Boxing Day, feriado celebrado no dia seguinte ao Natal, 26 de dezembro de 2019, a documentação foi aprovada e incluída no banco de dados da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
A Sony Interactive Entertainment registrou uma patente de utilidade (o que significa que o design final pode diferir) no Japão para um controle para jogos PlayStation com quatro botões extras na parte traseira: dois pequenos botões móveis (que podem ser movidos para cima e para baixo) e dois botões de pressão. Os botões menores são combinados com dois botões na parte inferior do controle. Com os botões móveis, o usuário pode estender o comprimento do grip (parte da base que o jogador segura o controle) conforme desejar. Além disso, os botões de pressão podem melhorar a operabilidade de personagens dos jogos. 
Foi descrito um controle  Sony PlayStation, que tem muitas semelhanças com o atual DualShock 4. Por exemplo, o posicionamento dos botões, alavancas analógicas e gatilhos são idênticos. O dispositivo de controle também pode ser usado sem fio e com fio. A maior mudança na frente é a ausência do botão PlayStation, também o design passou por uma pequena atualização acima dos botões de controle e diretamente abaixo dos gatilhos. No entanto, não é uma patente de design, ou seja, o design final pode diferir do que as ilustrações de patente mostram.
A parte de trás é mais interessante, pois vários elementos de controles adicionais são incluídos aqui e detalhados na documentação em anexo. Esses controles nos lembram a primeira versão do botão Voltar recentemente introduzido, com o qual você tem dois botões programáveis, com os quais é possível registrar 16 funções diferentes. No entanto, este é um acessório disponível separadamente com uma função totalmente diferente. 
Os botões são integrados ao controle Sony patenteado. Trata-se de dois botões à esquerda e dois à direita. Ambos os lados apresentam um botão móvel grande que você pode mover para cima e para baixo e um botão menor que você pode pressionar. Com o botão móvel grande, você pode estender a alça na parte inferior. Uma função única e também ideal, porque você pode ajustar facilmente o controle de acordo com o tamanho das suas mãos.
O botão pequeno está equipado com um sensor de pressão, para que o dispositivo possa sentir com precisão se o botão está pressionado apenas parcial ou totalmente, as funções dos jogos serão ajustadas para isso. Todos os quatro botões são facilmente acessíveis com o dedo médio.
Os botões pequenos são conectados a dois botões extras montados na parte inferior - ao lado das alças do grip. Assim que um dos botões pequenos na parte traseira for pressionado, os botões inferiores se moverão com ele. Esses controles extras devem fornecer mais opções para controlar um personagem em jogos, de acordo com a descrição da patente. Infelizmente, a documentação japonesa não trata especificamente das funções que serão vinculadas a isso.
É evidente que existem alguns controladores PlayStation Pro de outras fabricantes no mercado, por exemplo, o Razer Raiju Pro. Estes controles também possuem botões adicionais na parte inferior, com os quais você pode ajustar o seu perfil de jogador, mas além disso o volume do som, por exemplo. Infelizmente, a Sony ainda não parece ter ideias similares para este controle PlayStation atualizado. 
É claro que a Sony não tem a intenção de deixar o dedo indicador sem uso durante os jogos. O apêndice com botão Voltar é o primeiro exemplo disso. O fato de o DualShock patenteado também criar a possibilidade de combinar o comprimento da alça com a palma da mão do jogador é certamente uma adição valiosa e melhorará a experiência geral dos jogos. Especialmente no circuito profissional, imagine jogadores hardcore que participam de  competições de eSports. Além disso, a marca PlayStation pode trazer uma personalidade singular adicional em relação ao console da Microsoft.
É bem possível que essa funcionalidade seja destinada ao Sony PlayStation 5 (Pro). Devemos observar que é uma patente de utilidade, na qual  cada operação é explicada, isso geralmente cria a base ampla para um novo produto a ser desenvolvido. Portanto, não é uma patente de design, o que significa que o design final deste controle pode ser diferente dos desenhos apresentados, além de ainda não estar claro se essa tecnologia será realmente usada no DualShock 5.
É também possível que a Sony decida introduzir seu próprio controle Pro, em resposta ao Xbox Elite Controller, no qual essa funcionalidade possa ser encontrada, e se tratar, portanto, de um produto não vinculado diretamente ao novo console, mas que abranja o mercado de maneira mais ampla. Por enquanto, resta ver o que a fabricante japonesa de jogos nos reserva nos próximos anos. No final de 2020 já deve ser possível adquirir o PS5, enquanto o PlayStation 5 Pro provavelmente aparecerá três anos depois, caso a Sony opte por repetir o ciclo do PlayStation 4.

Fonte

Postar um comentário

0 Comentários