Executivo da Xbox Game Studios propõe IA para os trabalhadores despedidos enfrentarem a crise

 Apagou o post depois de ser duramente criticado.

A recente vaga de despedimentos na Microsoft, que poderá afetar mais de 9000 trabalhadores, teve repercussões no sector dos videojogos. Matt Turnbull, produtor executivo da Xbox Game Studios, conhecido pelo seu trabalho em jogos como Crackdown 3, State of Decay 2 e Forza Motorsport, publicou uma mensagem no LinkedIn onde sugere que os trabalhadores afetados recorram a ferramentas de inteligência artificial para lidar com o impacto emocional e planear a sua carreira após a perda do emprego.




No post, agora apagado, mas arquivado nas redes sociais, Turnbull reconhece a dificuldade do momento e propõe a utilização de ferramentas baseadas em grandes modelos de linguagem (LLM AI), como o ChatGPT e o Copilot, para aliviar a tensão mental associada a estas situações. Apresenta exemplos de prompts para ajudar em áreas como o planeamento da carreira, o networking e a clareza emociona.


Apesar da aparente intenção de apoio, a publicação originou muitas críticas, até porque muitos consideram a sugestão inapropriada num contexto em que a Microsoft está a fazer despedimentos influenciados pelos elevados custos dos seus investimentos em IA. Profissionais afetados, como Eric Smith, da Zenimax Online, e outros membros da indústria, manifestaram o seu descontentamento, referindo que a oferta de ajuda não substitui o respeito pelo trabalho realizado e que os trabalhadores têm a capacidade de gerir as suas próprias transições profissionais.


Paralelamente aos despedimentos, vários projetos da Microsoft foram cancelados, incluindo o reboot de Perfect Dark, Everwild da Rare e Project Blackbird da Zenimax Online Studios. O estúdio The Initiative foi encerrado e o diretor da Zenimax Online Studios, Matt Firor, anunciou a sua saída.


Fonte

Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem