O PS5 Pro receberá uma grande atualização em 2026

Perguntado a Mark Cerny o que está por vir e por que as futuras GPUs para PC da AMD parecem mais 'PlayStation' do que nunca.

Mark Cerny, da Sony, explica como a AMD e o Projeto Amethyst contribuíram para a atualização iminente do PS5 Pro em 2026

Se você joga no PlayStation 5 Pro , é bem provável que você receba uma atualização no ano que vem.



Especificamente, o arquiteto-chefe do PS5 , Mark Cerny, disse que a empresa está trabalhando na implementação de um algoritmo avançado de upscaling gráfico para o PS5 Pro que deve oferecer melhor desempenho do que sua tecnologia de upscaling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) existente.

De acordo com uma conversa que tiveram recentemente com Cerny, a nova tecnologia "é uma substituição imediata para o PSSR atual" que deve ser fácil para os desenvolvedores acomodarem quando chegar aos consoles PS5 Pro em 2026.

Claro, apenas o PS5 Pro está programado para receber essa atualização, já que o PS5 básico não tem o hardware para lidar com PSSR.


Isso pode ser um grande problema para os proprietários do PS5 Pro, pois algoritmos de upscaling como o PSSR podem oferecer melhorias significativas na taxa de quadros e na qualidade da imagem.


Esses upscalers se tornaram muito mais populares nos últimos anos, em parte graças ao rápido avanço dos algoritmos empregados para melhorar gráficos em tempo real.

E embora a Nvidia tenha ajudado a liderar o movimento com sua tecnologia de upscaling DLSS (Deep Learning Super Sampling), a AMD lançou recentemente uma alternativa atraente com a versão mais recente do FSR 4 (FidelityFX Super Resolution) para as GPUs da série Radeon RX 9000 da AMD .

Algumas pessoas acham que o FSR 4 é muito bom e competitivo com o DLSS 4 neste momento, e recentemente descobri que isso pode ser porque o próprio Mark Cerny da Sony tem contribuído (de alguma forma) para o desenvolvimento da tecnologia de upscaling da AMD .

Isso porque o FSR 4 é resultado, pelo menos em parte, do trabalho do Projeto Ametista: uma parceria de vários anos entre a AMD e a Sony que começou em 2023.

Recentemente, tive a oportunidade de conversar com Cerny e os executivos da AMD, Jack Huynh e Jeff Connell, sobre como o Projeto Amethyst foi até agora e o que eles me disseram é basicamente "mais rápido do que o esperado".

AMD e Sony dizem que aprenderam uma com a outra, para benefício mútuo

Se você não sabe, o Projeto Ametista foi revelado no final do ano passado no vídeo do seminário técnico do PS5 Pro de Cerny.

É basicamente um termo sofisticado para a parceria entre AMD e Sony, que visa desenvolver algoritmos de aprendizado de máquina e CNNs (Redes Neurais Convolucionais) para aprimorar os gráficos dos jogos. A Sony traz sua expertise em hardware de console e desenvolvimento de jogos, enquanto a AMD traz décadas de experiência na construção de processadores gráficos. Ambas as empresas podem usar livremente os resultados da colaboração em seus próprios trabalhos, como a AMD já fez com o lançamento do FSR 4.

"Isso não é para tecnologia proprietária", explicou Cerny. "Estamos realmente tentando impulsionar a indústria. Obviamente, queremos usar essas tecnologias em nossos consoles, mas elas estão disponíveis gratuitamente para qualquer cliente da AMD."

De acordo com Cerny e Huynh, da AMD, as duas empresas estão colaborando ainda mais estreitamente do que no desenvolvimento do PS5/PS5 Pro, com equipes na Ásia, Europa e América do Norte se reunindo regularmente para compartilhar descobertas. Talvez sem surpresa, eles afirmam que ambas as empresas estão aprendendo algo valioso uma com a outra, o que ajudou a acelerar o progresso.

Como exemplo, Cerny mencionou que a Sony ajudou os pesquisadores da AMD a integrar cenas mais exigentes e graficamente complexas em suas pesquisas porque a Sony viu em primeira mão como os desenvolvedores tentam inserir o máximo de detalhes possível em cada cena.

"Mark nos torna uma empresa melhor", disse Huynh. "Nós nos incentivamos mutuamente."

Embora FSR e PSSR sejam dois algoritmos diferentes, Cerny sugere que a versão que chegará ao PS5 Pro em 2026 não será de forma alguma mais fraca ou inferior ao FSR 4 da AMD.

"Não é uma versão reduzida do algoritmo", explicou ele. "É a versão completa da super resolução desenvolvida em conjunto que lançaremos no PS5 Pro."

Claro, teremos que esperar para ver qual será a forma final do sucessor do PSSR quando a Sony (espero) o lançar em 2026. Cerny disse que a empresa ainda está trabalhando com desenvolvedores para descobrir a melhor maneira de lançar uma atualização para os proprietários do PS5 Pro, então espere uma atualização sobre isso da Sony no futuro.


À medida que o PlayStation avança, os jogos para PC também avançam

Espero que continuemos ouvindo sobre os avanços do Projeto Ametista por algum tempo. Mas, embora eu ache a iminente atualização do PSSR bastante intrigante, ainda estou um pouco surpreso em saber que o arquiteto do PS5 tem participação na tecnologia de upscaling da AMD.

Porque o que eu realmente não pensei até depois de conversar com Cerny, Connell e Huynh foi o fato de que a AMD também está desenvolvendo software e hardware com base nos aprendizados do Projeto Amethyst.

Então, quando a AMD lançar sua próxima onda de placas de vídeo, elas terão sido projetadas com a colaboração de Mark Cerny e engenheiros da Sony.

AMD Radeon RX 9060 XT

"Grandes pedaços do RDNA 5, ou como quer que a AMD acabe chamando, estão vindo da engenharia que estou fazendo no projeto", disse Cerny. "E, novamente, isso vem da tentativa de fazer as coisas avançarem. Não há restrições quanto à forma como qualquer parte dele pode ser usada."

O arquiteto-chefe de GPU da AMD, Mike Mantor, e sua equipe provavelmente poderão usar tudo o que aprenderem com a Sony (via Amethyst) para projetar a próxima geração de hardware gráfico da AMD, que estabelecerá as bases para o futuro dos jogos de PC.

Se os rumores forem verdadeiros, poderemos ver a próxima geração de tecnologia gráfica da AMD já em 2026. Mas, do lado da Sony, Cerny não espera falar sobre nada além de software nos próximos anos.

"A AMD está se movendo extremamente rápido", disse Cerny. "O que estou tentando fazer é me preparar para a próxima geração de consoles, então meu prazo aqui é de vários anos."

Mas os donos do PS5 Pro não precisarão esperar tanto tempo para ver os resultados do seu trabalho no Amethyst, já que o substituto do PSSR está previsto para ser lançado em 2026.

Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem