Reduzir custos e aumentar a eficiência.
A Xbox vai substituir cerca de 200 empregos na King, um estúdio conhecido pelos seus jogos para dispositivos móveis, como Candy Crush, por ferramentas de inteligência artificial. A informação foi revelada num memorando interno enviado aos funcionários e publicado pelo site Mobile Gamer Biz.
No documento, a direção justifica a decisão pela necessidade de responder à estagnação do crescimento dos negócios e à pressão para simplificar a estrutura da empresa. Os objetivos incluem reduzir o número de níveis hierárquicos, reuniões e equipas envolvidas em cada projeto. Segundo a empresa, usar ferramentas de IA é uma forma de tornar os processos mais ágeis e eficientes.
Estas demissões ocorrem após uma série de despedimentos realizados pela Microsoft, que afetaram cerca de 9.000 postos de trabalho nos últimos 18 meses, de acordo com várias fontes. Esta foi a quarta ronda de cortes no grupo desde 2023, com impacto em várias divisões da Xbox, incluindo o encerramento de estúdios e projetos.
Phil Spencer, CEO da Xbox, também mandou uma mensagem interna dizendo que a marca está a bater recordes no número de jogadores, jogos e horas jogadas, mas diz que os cortes são necessários para deixar a empresa mais ágil e eficiente.
Fontes do site Insider Gaming dizem que, dentro da Xbox, acham que isso é só a primeira fase de um processo mais completo, com mais mudanças e demissões a caminho nas várias equipas.