Xbox teve um colapso histórico no Reino Unido com o pior ano de vendas de sempre

 As vendas de consoles Xbox no Reino Unido tiveram em 2025 aquele que é descrito como o pior ano de sempre da marca naquele mercado. A informação foi fornecida por Chris Dring, do The Game Business, e refere uma queda de 39% nas vendas de consoles Xbox em relação ao ano anterior, um valor que coloca este ano no fundo da tabela do histórico da marca naquela região.



Em comparação, ao PS5 também sofreu uma queda, mas muito mais ligeira, de cerca de 12% no mesmo período. Embora o mercado de hardware esteja a recuar no geral, a Xbox acabou por ter um impacto muito mais forte.

Chris Dring não forneceu números detalhados para outros territórios, mas os dados estão na mesma tendência verificada noutros mercados ao longo do ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, dados divulgados pelo IGN indicam uma queda ainda mais acentuada nas vendas da Xbox, alegadamente de cerca de 70%, num cenário em que houve dois aumentos de preços num curto espaço de tempo, o que não terá ajudado os consumidores.

As consolas por si só geram poucos lucros. O dinheiro está sobretudo nos jogos, serviços e subscrições. É precisamente aqui que a Microsoft tem focado os seus esforços, ao apostar cada vez mais na expansão dos seus jogos exclusivos e do Game Pass para outras plataformas, incluindo sistemas que até há pouco tempo eram vistos como concorrentes diretos.

Mesmo assim os números são difíceis de ignorar, especialmente para aqueles que apostaram no ecossistema Xbox ao longo desta geração. O último ano foi particularmente complicado para a marca, marcado por milhares de despedimentos e o cancelamento de vários projectos, incluindo Perfect Dark da The Initiative, Everwild da Rare e um MMO da ZeniMax que nunca chegou a ser anunciado. Também houve sinais de desgaste em grandes séries como Call of Duty. A isto juntaram-se os rumores de que os cortes no orçamento de marketing tinham levado a Xbox a abdicar do seu habitual resumo do ano em 2025 ao estilo “year in review”.

Apesar dos tempos difíceis, a Microsoft garante que ainda tem planos para o futuro. Matt Booty, o presidente de conteúdos e estúdios de jogos da empresa, confirmou que a Xbox vai realizar um novo Dev Diret no final deste mês, dizendo que há “mais novidades do que aquelas que podem ser encaixadas num único evento”. Isto deve traduzir-se em novidades sobre jogos como Fable, a série Forza Horizon e outros projetos em desenvolvimento na Xbox Game Studios.

Neste momento os dados mostram um ano difícil para a marca no Reino Unido, num mercado cada vez mais exigente e em mudança, onde a estratégia a longo prazo parece estar a afastar-se progressivamente do console como centro absoluto do ecossistema.


Fonte

Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem