Ex-líder de Elder Scrolls Online saiu por causa da Microsoft

 Após o cancelamento de Project Blackbird.

Matt Firor deixou a ZeniMax Online Studios em julho de 2025, produtora na qual trabalhou durante quase 20 anos e onde liderou os esforços em The Elder Scrolls Online antes de sair. Na altura, não revelou o porquê, mas agora, vários meses depois, explica que não conseguiu aceitar o que a Microsoft fez à produtora.



Quando a Microsoft despediu mais de 9 mil pessoas no verão de 2025, incluindo funcionários na divisão gaming, foram encerrados estúdios e cancelados projetos, mas apesar de Perfect Dark da The Initiative e Everwild da Rare figurarem como os de maior destaque, para Firor cancelar Blackbird foi inaceitável.

Numa mensagem deixada na LinkedIn e partilhada pelo PC Gamer, Firor diz que “Project Blackbird era o jogo pelo qual esperei toda a minha carreira para criar e vê-lo cancelado levou ao meu pedido de despedimento.”

Firor elogiou as pessoas com quem trabalhou ao longo dos seus quase 20 anos na ZeniMax, lamentou os despedimentos nas equipas com quem trabalhou, e assegura que não está envolvido em nenhum projeto liderado por ex-funcionários da ZeniMax.

Por enquanto, está apenas a apoiar alguns projetos numa postura informal, ao partilhar o seu conhecimento com os líderes das novas equipas, enquanto pensa o seu futuro, que, por enquanto, não parece incluir a abertura de um novo estúdio de produção de videojogos.

Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem