Um dos melhores jogos do ano.
O ano de 2026 tem sido dominado por grandes lançamentos, como Resident Evil Requiem, mas a PlayStation parece ter o seu primeiro grande candidato a GOTY. Falamos de Saros, o novo shooter exclusivo para a PS5, desenvolvido pela Housemarque (a mesma equipa que nos deu Returnal em 2021).
As análises começaram a ser publicadas e a receção tem sido muito boa. No Metacritic, o jogo conta com uma média muito alta de 88 pontos, baseada em 96 críticas. Desse total, 96% das opiniões são positivas, havendo apenas um punhado de análises mistas e zero notas negativas.
Estes indicadores colocam Saros diretamente no top 5 dos jogos mais bem classificados deste ano (apenas atrás de Resident Evil Requiem e Pokemon Pokopia) e fazem dele o exclusivo PS5 mais bem classificado de 2026 até agora.
A fórmula do vício
A história do jogo leva-nos até ao planeta Carcosa, que se encontra debaixo da ameaça de um eclipse sombrio. Lá, assumimos o papel de Arjun Devraj, um poderoso membro das forças Soltari Enforcer que procura respostas numa colónia perdida.
A crítica adorou o jogo porque o estúdio conseguiu pegar no que havia de bom em Returnal e corrigiu as suas lacunas. O resultado é uma aventura muito mais acessível que não te faz perder tempo.
Os elogios vão principalmente para três coisas:
- Ação desenfreada: Os combates continuam a ser muito rápidos e com tiros a voar por todo o lado.
- Ficas com o que ganhas: Cada vez que morres o cenário muda, mas a grande novidade é que não perdes as tuas melhorias.
- É super viciante: Este sistema dá-te sempre vontade de fazer "só mais uma tentativa" para testares armas novas ou encontrares gravações de áudio com segredos da história.
