News

Designs da AMD sugerem a revelação de três novos consoles

A AMD revelou a existência de novos designs vitoriosos para o seu negócio de processadores semi-personalizados, sugerindo que três novos de...

A AMD revelou a existência de novos designs vitoriosos para o seu negócio de processadores semi-personalizados, sugerindo que três novos designs de consolas chegarão ao mercado durante este ano e no próximo. O Gamesindustry.biz relata que a companhia espera gerar $1.5 mil milhões de receitas durante os próximos três a quatro anos, mas a questão é, de forma esses designs de processadores serão traduzidos para as consoles?



Lisa Su, CEO da AMD, foi reservada nos detalhes numa reunião com os investidores, mas revelou que "nem todos" estes produtos serão enviados para as lojas este ano, e não revelou os detalhes destes novos designs: "Não acredito que revelamos qualquer detalhe sobre quais são estas vitórias, portanto, preferia esperar até que os nossos clientes estejam prontos para o lançamento."

Pelo menos um desses designs já foi exposto - é o novo processador SoC (system on chip) no coração da nova PlayStation com o nome de código Neo. É uma evolução do processador existente da PS4, com uma versão overclock do CPU x86 baseado na arquitectura Jaguar, e com uma componente gráfica 2.3 vezes mais capaz.

Quanto aos outros dois designs - podemos tentar adivinhar que é para a Nintendo NX e talvez para a renovação da Xbox da Microsoft a meio da geração. Alternativamente, pode ser que a versão caseira e portátil do conceito da NX conte como dois designs semi-personalizados da AMD. Possivelmente, a versão caseira da consola da Nintendo será lançada este ano, e o dispositivo portátil chegaria mais tarde, em 2017.

De uma perspectiva financeira, são boas notícias para a AMD, que pode adicionar estes sucessos à lista de receitas geradas pelos seus contratos atuais com a Microsoft, Sony e Nintendo, que devem melhorar mais adiante no ano, assumindo que haverá vendas saudáveis na época natalícia.


"Em adição a estes designs vitoriosos, temos o nosso atual negócio dos consoles," explicou Lisa Su, CEO da AMD. "Portanto, quando olhas para o agregado, esperamos começar a acelerar o novo negócio na segunda metade do ano. Também esperamos um aumento sazonal do nosso negócio de consolas tradicional. Por isso esperamos um ano for no geral nos processadores semi-personalizados."

Da nossa perspectiva, temos algumas preocupações acerca da convergência do hardware das consolas, todo ele produzido pelo mesmo fornecedor. As evidências sugerem que as três grandes companhias de consolas estão agora a utilizar variações da mesma tecnologia, e isto inevitavelmente leva a produtos semelhantes. E com base nas especificações da PlayStation Neo, é uma situação que pode muito bem ser agravada pela transição para as renovações dos designs de hardware existentes. Claro que, a Nintendo orgulha-se do seu pensamento inovador, por isso assumindo que a NX é baseada na tecnologia da AMD, vamos esperar para ver como é que a firma pretende diferenciar-se da concorrência.

0 comentários:

Nos deixe saber sua opinião...