PlayStation não confiava nas decisões de negócio de Yoshida para o cargo de CEO

 Shuhei Yoshida, uma das figuras mais icónicas da história da PlayStation, terminou oficialmente a sua carreira na Sony a 15 de janeiro de 2025, após mais de três décadas de serviço. Conhecido pelo seu papel fundamental na produção de títulos icónicos como Gran Turismo e The Last of Us, e por liderar a Worldwide Studios entre 2008 e 2019, Yoshida foi uma das vozes mais respeitadas dentro da empresa.



Em 2019, durante uma reestruturação interna, foi-lhe proposto liderar uma nova dinâmica dedicada aos jogos independentes. Segundo ele, a alternativa teria sido deixar a empresa. “Não tive escolha”, disse Yoshida, esclarecendo que, apesar das circunstâncias, abraçou o novo desafio com entusiasmo, acreditando que poderia dar um contributo único para apoiar as produtoras independentes.

Durante o seu mandato, a relação da PlayStation com os estúdios independentes melhorou de forma significativa. Yoshida referiu que, em alguns casos, os jogos independentes venderam mais na PlayStation do que noutras plataformas, incluindo o PC, algo que não acontecia antes.

Apesar da sua longa e influente carreira, Yoshida nunca foi considerado para o cargo de Diretor Executivo da divisão PlayStation. Numa entrevista recente ao Game File, obrigado MP1ST, explicou que a sua perspetiva criativa e o seu foco na inovação poderiam ter sido vistos como incompatíveis com as exigências de decisões empresariais mais conservadoras. “Provavelmente porque não confiavam em mim para tomar as melhores decisões de negócio”, comentou, referindo-se ao seu desejo permanente de explorar ideias novas e inovadoras.

Com a sua saída, a liderança da PlayStation está agora nas mãos de Hideaki Nishino, responsável pela divisão de hardware e software, e Hermen Hulst, que lidera os estúdios de produção de jogos.

Yoshida, por sua vez, continua ativo na indústria. Recentemente, foi anunciado que vai receber o prémio Lifetime Achievement Award na gamescom latam 2025, evento que decorre em São Paulo entre 30 de abril e 4 de maio. Durante o evento, vai dar uma palestra com o tema “Uma vida nos videojogos: Da PlayStation ao futuro dos indies”, onde vai partilhar as suas experiências e visão sobre a evolução da indústria.

5 Comentários

Nos deixe saber sua opinião...

Postagem Anterior Próxima Postagem