Críticas ao ritmo, à falta de momentos memoráveis e um final decepcionante.
Os The Game Awards 2025, a grande cerimónia de entrega de prémios de videojogos que teve lugar ontem à noite em Los Angeles, deixou uma grande parte dos espectadores desiludidos. Após a gala o anfitrião e criador do evento, Geoff Keighley, publicou no X uma pergunta muito simples: como é que as pessoas classificariam o espetáculo deste ano? Basicamente é um pedido para classificares o evento.
De acordo com a sondagem publicada pelo próprio Keighley e no momento desta notícia, com quase 380.000 votantes cerca de 38% deram ao evento uma nota “D” ou inferior. Mais de um terço dos participantes classificou a gala como má ou muito má, uma percentagem surpreendente, sobretudo quando comparada com os anos anteriores, em que a resposta foi muito mais positiva.
Para contextualizar as coisas: no ano passado, quase metade dos votantes deram ao evento uma nota “A” e apenas cerca de 16% deram-lhe uma nota “D” ou pior. Este ano só cerca de 15% lhe deram uma nota alta “A”, o que mostra que a opinião do público ficou mais divida.
Um dos motivos mais repetidos pelos espectadores foi o ritmo e a segunda parte da gala, considerada por muitos como arrastada e sem momentos verdadeiramente marcantes no final. Uma grande parte das críticas também se prende com a escolha do conteúdo para encerrar a gala.
Mesmo assim a gala não foi um flop em termos de audiência: continuou a gerar centenas de milhares de espectadores simultâneos nas plataformas online, o que prova que apesar das críticas, o interesse por estes prémios continua a ser grande.
Os The Game Awards 2025 tiveram momentos que muitos adoraram, mas uma grande parte da comunidade de jogadores sentiu que a gala podia ter sido melhor, especialmente na forma como terminou e foi estruturada. A equipe responsável pelo evento ainda não comentou publicamente a votação.
O comentário mais destacado no post de Geoff Keighley:
"O que é que vocês estavam a fumar quando decidiram que um shooter de heróis grátis era um encerramento digno do evento, amigo?
A última hora do espetáculo teve um ritmo muito mau e não teve nenhum momento emocionante, precisava urgentemente de uma surpresa final. Mas as outras duas horas foram ótimas!"
